A designer e pesquisadora, baseada em Londres, Shamees Aden tem uma visão peculiar sobre o futuro dos calçados. Ela defende que nesse futuro, os tênis serão produzidos por uma impressora 3D em material biológico sintético, que responderá a todos os seus passos e poderá se regenerar durante a noite.
Não acredita? Ela fez um protótipo e o chamou de Protocell. Os tênis são feitos sob medida e se encaixam como uma segunda pele e, embora não sejam feitos de material vivo, eles acabam sendo sensíveis ao usuário.
Segundo Aden, as células tem a capacidade de inflar e desinflar e responder à pressão. Mas, por causa do seu material especial, eles requerem um cuidado extra, já que precisam ser armazenados em um frasco que contenha um líquido próprio para o Protocell. Depois de utilizado, ele deverá receber o mesmo cuidado que uma planta, com os recursos naturais necessários para o rejuvenescimento das células.
Quem não queria ter um par de tênis quase vivo e que deixasse seus pés como os de um alienígena? Infelizmente o projeto está somente na fase conceitual e ainda será preciso esperar no mínimo quatro décadas para que virem realidade.
Veja as fotos do tênis do futuro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário