terça-feira, 28 de agosto de 2012

Califórnia continua sendo atingida por uma série de terremotos

Sismógrafo

Nas últimas 48 horas, o sul da Califórnia foi atingida por mais de 400 tremores de terra, que variam de 2 a 4 graus na escala Richter. O maior abalo sísmico chegou a magnitude de 5,4 no último domingo, dia 26 de agosto, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Nesta segunda-feira, um terremoto de 4,2 graus foi o mais forte a atingir a região sul do estado norte-americano. No Golfo da Califórnia, no México, foi registrado um tremor de magnitude 5.

Não foram notificados vítimas, mas os danos materiais começam a ser divulgados.

Segundo relatos divulgados pelo jornal Los Angeles Times, os tremores abalaram 20 residências na cidade de Imperial County, sendo que em uma das casas o telhado desabou. Interrupções esporádicas de energia afetaram 2.500 norte-americanos. As autoridades evacuaram 49 pacientes de um hospital. A polícia também recebeu inúmeras chamadas sobre vazamentos de gás e de água em várias cidades do sul da Califórnia.

Segundo o site Apolo11, a costa oeste dos EUA, especialmente a Califórnia, é um dos lugares com a maior atividade sísmica do planeta. É ali que se encontra a conhecida falha de San Andreas, uma gigantesca rachadura visível de 1300 km de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico.

De acordo com o USGS, o Estado da Califórnia tem 99% de chance de ser atingido nos próximos 30 anos por um grande terremoto superior a 6.7 graus e 46% de possibilidades para um tremor de 7.5 graus, que os habitantes locais chamam de “Big One”, capaz de sacudir a cidade de Los Angeles com graves consequências.

IAnotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário