domingo, 20 de fevereiro de 2011

Observatório Espacial de São Luiz (H.A.A.R.P)?




O Radar de Espalhamento Coerente de 50Mhz (RESCO), foi instalado no Observatório Espacial de São Luiz/INPE, cuja operação começou em agosto de 1998. É capaz de realizar medidas na dinâmica do Plasma, Eletrojatos e Bolhas Ionosféricas Equatoriais.

Este Radar, foi projetado para mapear a turbulência e a deriva eletromagnética das irregularidades da escala de comprimento curto, (3 metros), numa faixa de altura que se estende de 90Km/1000Km, da Ionosfera Euquatorial.

Tais irregularidades de Plasma, tem grande influência na propagação da Ionosfera, Trans-Ondas em uma grande faixa de frequência, VHF para UHF, e, portanto, influenciam todas as atividades de comunicações espaciais da região tropical brasileira.

A formação, o desenvolvimento e a distribuição espacial destas irregularidades, são altamente sensíveis a mudança climática espacial, (em outras palavras, "Space Weatjer"), além dos processos convectivos e das tempestades da troposfera.

Este Radar, resultou do desenvolvimento e construção iniciada no INPE há vários anos. Ele transmite sinais pulsados de alta potência, através de uma Antena de Rede com 768 Dipolos que permitem concentrar toda a energia transmitida em apenas radiação restrita.

Esta mesma Antena, também capta os sinais espalhados pelas irregularidades ionosféricas. A potência máxima de transmissão (120 KW), é alcançada através da utilização de um sistema modular de 8 transmissores em fase de maximizar a energia transmitida. O controle operacional do Radar, é feita por um Computador, que também realiza a aquisição, o tratamento e o processamento On Line, dos dados recebidos da Ionosfera. Os dados gravados estão disponíveis também, para o processamento e análise posterior. O Radar, já foi explorado em várias campanhas desde 1998, e agora, ele está coletando os dados em uma forma rotineira da dinâmica do Eletrojato Equatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário