quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tempestade solar classe C e M2 seguidas no dia 7 de junho


 


Pela primeira ocorreu uma tempestade solar dupla nesta manhã, os campos magnéticos acima das manchas solares complexas 1226-1227 tornou-se instável e explodiu. A explosão produziu uma classe do tipo C e tipo M2 e uma enorme CME. 

Uma gravação da explosão da NASA Solar Dynamics Observatory classifica como um dos filmes mais belos e dramáticos da época, as imagens oferecem até uma anomalia eletromagnética, como resultado da onda de fase. 

video
http://sohowww.nascom.nasa.gov/data/realtime/mpeg/
As manchas são causadas por partículas energéticas carregadas que batem na câmera. Isso é o que entendemos por uma "tempestade de radiação", as partículas foram aceleradas pela explosão e agora estão apimentando-satélites em órbita da Terra e as naves espaciais como SOHO.

O material expelido pelo Sol volta a superfície estelar, segundo o físico solar C. Alex Young, do Goddard Space Flight Center da NASA: "Eu nunca vi material liberado assim antes, parece que alguém chutou um torrão de terra no ar - uma incrível, maravilhoso evento".

Embora a explosão não tenha sido dirigida diretamente à Terra, ele vai afetar o nosso planeta. O campo magnético da Terra deve ser atingido durante as últimas horas de 08 de junho ou 09 de junho.


Independente dos efeitos, é realmente um espetáculo solar! Lindo, muito lindo de se observar!

Fonte : http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/06/tempestade-solar-classe-c-e-m2-seguidas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário