domingo, 8 de janeiro de 2012

Por que ampliar limites e aprender coisas novas?


Vez  por outra, me perguntam por que insisto tanto com os coachees que oriento na necessidade de ampliar suas áreas de interesse, ler livros que habituamente não leria , ver  filmes fora do padrão costumeiro; por que andar por ruas desconhecidas; estudar uma  nova língua ou História da Arte, por exemplo.
A resposta é seguinte: seu cérebro ficará melhor, mais capaz.
O cérebro tem dois hemisférios, esquerdo e direito. Cada hemisfério tem funções e propriedades diferentes.
Na década de 50, o neurofisiologista americano Roger Sperry, prêmio Nobel em 1981, descobriu que os dois hemisférios do cérebro têm funções diferentes no comando das emoções e do conhecimento. Desde  então, novos achados permitem que se tenha hoje uma idéia bastante aproximada do funcionamento cerebral.Os estudos de Sperry comprovaram a lateralização do cérebro e identificou funções diferenciadas para cada um.
            São funções do hemisfério direito: intuição, cooperação,musicalidade, imaginação, emoção, sensações, espontaneidade, visão do todo, sabedoria, espiritualidade, reunir, atividade ecológica, criatividade artística.
            São funções desempenhadas pelo hemisfério esquerdo: razão,competição, lógica, linguagem verbal, ações calculadas, visão das partes, dos detalhes, conhecimento, valorização da matéria, separar, atividade egocêntrica, criatividade operacional.
            Enquanto o hemisfério direito tem uma orientação dionisíaca , o esquerdo tem uma orientação apolínea.Em linguagem oriental, o primeiro é Yin e o segundo éYang 
            O hemisfério esquerdo é o centro da linguagem. É ele o hemisfério que fala e em conexão  a este hemisfério está o conceito de ser consciente , ou EU. É analítico e sequencial. Pode somar, subtrair, multiplicar  e realizar qualquer tipo de operação computável, e este domínio deriva da sua habilidade verbal e de sua ligação com  a consciência. É um hemisfério aritmético. Percebe os detalhes, as sequências . É a sede do pensamento racional, analítico, lógico, objetivo. Sua visão é fragmentada, percebendo os detalhes, as nuances, a complexidade . Interpreta literalmente . É o domínio da Ciência , do conhecimento, do cognitivo. Nele moram o individualismo e a competitividade.
            O hemisfério direito apresenta uma grande capacidade em todas as espécies de desenhos geométricos e de perspectiva. É um hemisfério geométrico .Nele residem o temperamento artístico,  a criatividade,  a invenção,  a capacidade imaginativa, os sonhos.É a sede do pensamento intuitivo, sintético, subjetivo. Tem uma visão holística do todo, do contexto, dos padrões. Percebe as intenções ocultas , o duplo sentido. O espírito grupal e o instinto de cooperação aí residem , bem como a melodia e as imagens.
            Os hemisférios são separados anatomicamente mas não funcionalmente , já que as fibras do corpo caloso que funcionam como uma espécie de ponte entre os dois hemisférios , possibilitando que o cérebro trabalhe de uma forma integrada , única . Infelizmente , isso nem sempre ocorre.
            A educação ocidental, ao longo dos últimos 200 anos, tem se preocupado em desenvolver basicamente os aspectos referentes ao hemisfério cerebral esquerdo . As escolas oferecem programas que privilegiam certas atividades em detrimento de outras. Ao nascer, o hemisfério esquerdo vem dotado de uma leve tendência verbal.Quando se apresenta um estímulo relacionado com  a linguagem , ele se especializa mais um pouco nesse sentido . Então, um sistema educacional que se baseie em palavras tenderá a reforçar cada vez mais o hemisfério esquerdo . E a minimizar tudo que tem a ver com a intuição e  a imaginação.
            Quando oferecemos ao ser humano um número limitado de opções, inibimos o seu pensamento criativo, cortando a possibilidade  que ele tem de inventar uma alternativa diferente das que foram oferecidas. 
            Entre os cientistas ocidentais, o hemisfério esquerdo é conhecido como “dominante “ e o direito como “secundário”. Essa qualificação já demonstra a predominância da visão mecanicista no estudo do cérebro, uma vez que é considerado como dominante o hemisfério onde prevalecem aquelas funções ditas racionais, lógicas, matemáticas, reducionistas, analíticas.Tendemos inclusive  a identificar o “eu” com  a parte esquerda do cérebro , privilegiando o “eu” verbal , o “eu “que fala , em detrimento do “eu”que sente e que reside no lado direito . As competências do hemisfério direito , como a intuição , são consideradas como coisa sem importância na nossa sociedade ainda mecanicista. E é por isso que  a intuição sempre vem acompanhada do adjetivo “feminina “, uma classificação profundamente sexista e limitadora.
            Não existem funções masculinas ou femininas quando se fala de hemisférios cerebrais. Na verdade, as mulheres são mais intuitivas do que os homens , não porque isso seja uma tendência inata, mas porque a educação ocidental , quando se trata dos meninos , sempre privilegia  a razão, qualidade considerada mais importante que  a intuição.Quanto às meninas, permite-se que que sejam intuitivas , coisa que é vedada aos homens. Deles é exigido que se comportem sempre segundo os ditames do lado esquerdo . Imaginem um executivo, numa reunião de negócios , ou um líder político na reunião do comitê do partido iniciar dizendo: “-Senhores , -ou companheiros - vou tentar ser o mais emocional, subjetivo e intuitivo  possível ....”
            Apesar de não dominar  a linguagem, o hemisfério direito domina a inflexão, o colorido, o tom emocional da fala. É ele que permite a um ator arrancar lágrimas da plateia ou fazê-la dobrar-se de rir apenas com a palavra.E  embora usemos o hemisfério  esquerdo para dizer “eu te amo”, é com o hemisfério direito que emprestamos emoção e veracidade  a esta afirmação.
            Função importantíssima do hemisfério direito é a capacidade de perceber padrões, que consiste na possibilidade de reconstruir  ou reconhecer o todo baseado na visualização apenas de alguns de seus traços . É graças a essa habilidade que  o médico consegue , a partir de sintomas isolados , chegar  a um dignóstico; que o industrial ou comerciante consegue prever tendências de mercado; que qualquer pessoa pode identificar uma forma sugeridas por apenas umas poucas linhas . Permite-nos reconhecer uma pessoa depois de vários anos sem vê-la, apenas por alguns traços fisionômicos. A possibilidade de perceber padrões é crucial para nós, pois, é graças a essa capacidade de tirar conclusões as mais completas possíveis  a partir de informações mínimas que nos tornamos mais equipados para sobreviver.
            Apenas o hemisfério direito percebe as intenções ocultas, o duplo sentido, as entrelinhas ,  a graça da anedota. A vida seria muito insípida se não dispuséssemos dessa capacidade de ver além do que se apresenta à nossa realidade objetiva. Além disso, é o cérebro direito que nos permite superar situações de crise, de ameaça . As pessoas mais racionais , que usam preferencialmente o lado esquerdo do cérebro , têm dificuldade para sobreviver nesses  períodos, pois lhes falta intuição e criatividade para descobrir as soluções.
            Não existe um hemisfério mais importante do que o outro. Na verdade, os dois têm funções complementares.É esse o motivo pelo qual nos sentimos bem quando desenvolvemos uma  atividade que une funções dos dois hemisférios . Quando cantamos, por exemplo, o fazemos com o cérebro total , já que as palavras estão no domínio do hemisfério esquerdo e a melodia na área do hemisfério direito . O ditado popular que diz que “quem canta seus males espanta “ quer dizer tão somente que quando nos sentimos íntegros, inteiros - o que conseguimos cantando, funcionando com o cérebro total-fica mais fácil fazer frente ao estresse do dia-a-dia, aos desafios com que nos defrontamos na nossa existência. As crianças cantam quando estão com medo, os exércitos cantam quando vão à guerra, e nas noites de sexta-feira os bares estão cheios de pessoas que se reúnem em torno de um violão, buscando no canto de velhas e conhecidas canções , uma forma de se recuperar de semana estafante.                                                   
            Através do estudo e da compreensão das funções cerebrais, parece que conseguimos identificar um dos principais problemas do paradigma cartesiano-newtoniano: ênfase nas atividades do lado esquerdo do cérebro em detrimento das do lado direito . A observação da realidade nos  mostra que é assim mesmo .
            Todo o antigo paradigma  é construído em cima do racionalismo, da fragmentação , das letras e números .Esta concepção fragmentada é a tônica ainda na maioria de nossas organizações.
Porém, a  realidade está lentamente sendo transformada. Processos seletivos para posições mais desafiadoras e recompensadoras tendem cada vez mais buscar pessoas  com as competências do hemisfério direito já desenvolvidas e valorizadas.
            Nós , ocidentais, temos as funções do hemisfério esquerdo mais desenvolvidas do que as do direito. Fomos estimulados pela nossa história de vida, educação e cultura a valorizar as ações comandadas pelo lado apolíneo. Tornamo-nos muito críticos , competitivos, egocêntricos  e extremamente racionais. Temos dificuldades de expressar emoções , intuir, cooperar, imaginar e sentir. Estas características levadas ao exagero, geraram um quadro de patologia social, de aumento de doenças psicossomáticas , e  de desgaste das relações interpessoais no trabalho e na família.
            Talvez por uma necessidade de sobrevivência, há, modernamente, todo um movimento de busca de  equilíbrio.
            Descobrimos que temos condições de mudar padrões de comportamento e de hábitos.
            Temos usado alguns detonadores intencionais para ativação das funções do hemisfério direito.     
            A busca da Qualidade, a filosofia de melhoria contínua , a consciência da necessidade de motivação permanente , a utilização de processos de Coaching sinalizam uma significativa mudança de atitudes comprometida com o novo paradigma.
           
            As inovações  são necessárias  e prementes.Basicamente, essas modificações devem atender a pontos fundamentais que , dentro de uma abordagem  sistêmica, permitam superar os desafios desse deste  século.              
            A cosmovisão de que precisamos deve ter condições de corrigir a enorme deformação efetuada  a partir do século XIX e que se agrava  a cada dia que passa: a intelectualização levada ao extremo. Embora o racionalismo científico reforçado por essa deformação nos tenha trazido bem-estar material , conforto  e progresso tecnológico, isso tem ocorrido em detrimento de uma visão global das coisas , dos valores, do amor, da beleza, do sentido profundo da vida , do respeito a todos os seres , enfim, à custa da dignidade humana.
            A visão sistêmica, orgânica, holística, despertará no homem essa imensa força de sabedoria e de amor oculta no coração de cada um .
            O conhecimento muda a cada dia nesta era de rápido progresso científico . Dentro de uma visão holística da administração , deve haver um encorajamento constante da divergência e do pensamento criativo por parte de todos os envolvidos, e um estímulo à participação e à integração das diversas faixas funcionais . O desenvolvimento do auto-conheciemnto e , consequentemente, da auto-estima é fundamental. Seres humanos com elevada auto-estima, felizes consigo e com o que fazem , geralmente conseguem desempenhos excelentes.A experiência deve complementar de forma ampla o conhecimento teórico e abstrato , criando uma relação realmente sinérgica.
          Compreendidos o funcionamento e a importância do cérebro, que tal começar o ano dando atenção  seu hemisfério direito?
Faça um verso, aprenda um instrumento, viaje; experimente novos sabores e alimentos; visite um Museu; aprenda a linguagem da  Arte nem seja um pouquinho. Reinvente-se em 2012.

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