A resposta é seguinte: seu cérebro ficará melhor, mais capaz.
 O cérebro tem dois hemisférios, esquerdo e direito. Cada hemisfério tem funções e propriedades diferentes.
 Na década de 50, o  neurofisiologista americano Roger Sperry, prêmio Nobel em 1981,  descobriu que os dois hemisférios do cérebro têm funções diferentes no  comando das emoções e do conhecimento. Desde  então, novos achados  permitem que se tenha hoje uma idéia bastante aproximada do  funcionamento cerebral.Os estudos de Sperry comprovaram a lateralização  do cérebro e identificou funções diferenciadas para cada um.
             São  funções do hemisfério direito: intuição, cooperação,musicalidade,  imaginação, emoção, sensações, espontaneidade, visão do todo, sabedoria,  espiritualidade, reunir, atividade ecológica, criatividade artística.
             São  funções desempenhadas pelo hemisfério esquerdo: razão,competição,  lógica, linguagem verbal, ações calculadas, visão das partes, dos  detalhes, conhecimento, valorização da matéria, separar, atividade  egocêntrica, criatividade operacional.
             Enquanto  o hemisfério direito tem uma orientação dionisíaca , o esquerdo tem uma  orientação apolínea.Em linguagem oriental, o primeiro é Yin e o segundo éYang 
             O  hemisfério esquerdo é o centro da linguagem. É ele o hemisfério que fala  e em conexão  a este hemisfério está o conceito de ser consciente , ou  EU. É analítico e sequencial. Pode somar, subtrair, multiplicar  e  realizar qualquer tipo de operação computável, e este domínio deriva da  sua habilidade verbal e de sua ligação com  a consciência. É um  hemisfério aritmético. Percebe os detalhes, as sequências . É a sede do  pensamento racional, analítico, lógico, objetivo. Sua visão é  fragmentada, percebendo os detalhes, as nuances, a complexidade .  Interpreta literalmente . É o domínio da Ciência , do conhecimento, do  cognitivo. Nele moram o individualismo e a competitividade.
             O  hemisfério direito apresenta uma grande capacidade em todas as espécies  de desenhos geométricos e de perspectiva. É um hemisfério geométrico  .Nele residem o temperamento artístico,  a criatividade,  a invenção,  a  capacidade imaginativa, os sonhos.É a sede do pensamento intuitivo,  sintético, subjetivo. Tem uma visão holística do todo, do contexto, dos  padrões. Percebe as intenções ocultas , o duplo sentido. O espírito  grupal e o instinto de cooperação aí residem , bem como a melodia e as  imagens.
             Os  hemisférios são separados anatomicamente mas não funcionalmente , já que  as fibras do corpo caloso que funcionam como uma espécie de ponte entre  os dois hemisférios , possibilitando que o cérebro trabalhe de uma  forma integrada , única . Infelizmente , isso nem sempre ocorre.
             A  educação ocidental, ao longo dos últimos 200 anos, tem se preocupado em  desenvolver basicamente os aspectos referentes ao hemisfério cerebral  esquerdo . As escolas oferecem programas que privilegiam certas  atividades em detrimento de outras. Ao nascer, o hemisfério esquerdo vem  dotado de uma leve tendência verbal.Quando se apresenta um estímulo  relacionado com  a linguagem , ele se especializa mais um pouco nesse  sentido . Então, um sistema educacional que se baseie em palavras  tenderá a reforçar cada vez mais o hemisfério esquerdo . E a minimizar  tudo que tem a ver com a intuição e  a imaginação.
             Quando  oferecemos ao ser humano um número limitado de opções, inibimos o seu  pensamento criativo, cortando a possibilidade  que ele tem de inventar  uma alternativa diferente das que foram oferecidas. 
             Entre  os cientistas ocidentais, o hemisfério esquerdo é conhecido como  “dominante “ e o direito como “secundário”. Essa qualificação já  demonstra a predominância da visão mecanicista no estudo do cérebro, uma  vez que é considerado como dominante o hemisfério onde prevalecem  aquelas funções ditas racionais, lógicas, matemáticas, reducionistas,  analíticas.Tendemos inclusive  a identificar o “eu” com  a parte  esquerda do cérebro , privilegiando o “eu” verbal , o “eu “que fala , em  detrimento do “eu”que sente e que reside no lado direito . As  competências do hemisfério direito , como a intuição , são consideradas  como coisa sem importância na nossa sociedade ainda mecanicista. E é por  isso que  a intuição sempre vem acompanhada do adjetivo “feminina “,  uma classificação profundamente sexista e limitadora.
             Não  existem funções masculinas ou femininas quando se fala de hemisférios  cerebrais. Na verdade, as mulheres são mais intuitivas do que os homens ,  não porque isso seja uma tendência inata, mas porque a educação  ocidental , quando se trata dos meninos , sempre privilegia  a razão,  qualidade considerada mais importante que  a intuição.Quanto às meninas,  permite-se que que sejam intuitivas , coisa que é vedada aos homens.  Deles é exigido que se comportem sempre segundo os ditames do lado  esquerdo . Imaginem um executivo, numa reunião de negócios , ou um líder  político na reunião do comitê do partido iniciar dizendo: “-Senhores ,  -ou companheiros - vou tentar ser o mais emocional, subjetivo e  intuitivo  possível ....”
             Apesar  de não dominar  a linguagem, o hemisfério direito domina a inflexão, o  colorido, o tom emocional da fala. É ele que permite a um ator arrancar  lágrimas da plateia ou fazê-la dobrar-se de rir apenas com a  palavra.E  embora usemos o hemisfério  esquerdo para dizer “eu te amo”, é  com o hemisfério direito que emprestamos emoção e veracidade  a esta  afirmação.
             Função  importantíssima do hemisfério direito é a capacidade de perceber  padrões, que consiste na possibilidade de reconstruir  ou reconhecer o  todo baseado na visualização apenas de alguns de seus traços . É graças a  essa habilidade que  o médico consegue , a partir de sintomas isolados ,  chegar  a um dignóstico; que o industrial ou comerciante consegue  prever tendências de mercado; que qualquer pessoa pode identificar uma  forma sugeridas por apenas umas poucas linhas . Permite-nos reconhecer  uma pessoa depois de vários anos sem vê-la, apenas por alguns traços  fisionômicos. A possibilidade de perceber padrões é crucial para nós,  pois, é graças a essa capacidade de tirar conclusões as mais completas  possíveis  a partir de informações mínimas que nos tornamos mais  equipados para sobreviver.
             Apenas  o hemisfério direito percebe as intenções ocultas, o duplo sentido, as  entrelinhas ,  a graça da anedota. A vida seria muito insípida se não  dispuséssemos dessa capacidade de ver além do que se apresenta à nossa  realidade objetiva. Além disso, é o cérebro direito que nos permite  superar situações de crise, de ameaça . As pessoas mais racionais , que  usam preferencialmente o lado esquerdo do cérebro , têm dificuldade para  sobreviver nesses  períodos, pois lhes falta intuição e criatividade  para descobrir as soluções.
             Não  existe um hemisfério mais importante do que o outro. Na verdade, os dois  têm funções complementares.É esse o motivo pelo qual nos sentimos bem  quando desenvolvemos uma  atividade que une funções dos dois hemisférios  . Quando cantamos, por exemplo, o fazemos com o cérebro total , já que  as palavras estão no domínio do hemisfério esquerdo e a melodia na área  do hemisfério direito . O ditado popular que diz que “quem canta seus  males espanta “ quer dizer tão somente que quando nos sentimos íntegros,  inteiros - o que conseguimos cantando, funcionando com o cérebro  total-fica mais fácil fazer frente ao estresse do dia-a-dia, aos  desafios com que nos defrontamos na nossa existência. As crianças cantam  quando estão com medo, os exércitos cantam quando vão à guerra, e nas  noites de sexta-feira os bares estão cheios de pessoas que se reúnem em  torno de um violão, buscando no canto de velhas e conhecidas canções ,  uma forma de se recuperar de semana  estafante.                                                   
             Através  do estudo e da compreensão das funções cerebrais, parece que  conseguimos identificar um dos principais problemas do paradigma  cartesiano-newtoniano: ênfase nas atividades do lado esquerdo do cérebro  em detrimento das do lado direito . A observação da realidade  nos  mostra que é assim mesmo .
             Todo o  antigo paradigma  é construído em cima do racionalismo, da fragmentação  , das letras e números .Esta concepção fragmentada é a tônica ainda na  maioria de nossas organizações.
 Porém, a   realidade está lentamente sendo transformada. Processos seletivos para  posições mais desafiadoras e recompensadoras tendem cada vez mais buscar  pessoas  com as competências do hemisfério direito já desenvolvidas e  valorizadas.
             Nós ,  ocidentais, temos as funções do hemisfério esquerdo mais desenvolvidas  do que as do direito. Fomos estimulados pela nossa história de vida,  educação e cultura a valorizar as ações comandadas pelo lado apolíneo.  Tornamo-nos muito críticos , competitivos, egocêntricos  e extremamente  racionais. Temos dificuldades de expressar emoções , intuir, cooperar,  imaginar e sentir. Estas características levadas ao exagero, geraram um  quadro de patologia social, de aumento de doenças psicossomáticas ,  e  de desgaste das relações interpessoais no trabalho e na família.
             Talvez por uma necessidade de sobrevivência, há, modernamente, todo um movimento de busca de  equilíbrio.
             Descobrimos que temos condições de mudar padrões de comportamento e de hábitos.
             Temos usado alguns detonadores intencionais para ativação das funções do hemisfério direito.     
             A  busca da Qualidade, a filosofia de melhoria contínua , a consciência da  necessidade de motivação permanente , a utilização de processos de  Coaching sinalizam uma significativa mudança de atitudes comprometida  com o novo paradigma.
             As  inovações  são necessárias  e prementes.Basicamente, essas modificações  devem atender a pontos fundamentais que , dentro de uma abordagem   sistêmica, permitam superar os desafios desse deste   século.              
             A  cosmovisão de que precisamos deve ter condições de corrigir a enorme  deformação efetuada  a partir do século XIX e que se agrava  a cada dia  que passa: a intelectualização levada ao extremo. Embora o racionalismo  científico reforçado por essa deformação nos tenha trazido bem-estar  material , conforto  e progresso tecnológico, isso tem ocorrido em  detrimento de uma visão global das coisas , dos valores, do amor, da  beleza, do sentido profundo da vida , do respeito a todos os seres ,  enfim, à custa da dignidade humana.
             A  visão sistêmica, orgânica, holística, despertará no homem essa imensa  força de sabedoria e de amor oculta no coração de cada um .
             O  conhecimento muda a cada dia nesta era de rápido progresso científico .  Dentro de uma visão holística da administração , deve haver um  encorajamento constante da divergência e do pensamento criativo por  parte de todos os envolvidos, e um estímulo à participação e à  integração das diversas faixas funcionais . O desenvolvimento do  auto-conheciemnto e , consequentemente, da auto-estima é fundamental.  Seres humanos com elevada auto-estima, felizes consigo e com o que fazem  , geralmente conseguem desempenhos excelentes.A experiência deve  complementar de forma ampla o conhecimento teórico e abstrato , criando  uma relação realmente sinérgica.
           Compreendidos o funcionamento e a importância do cérebro, que tal começar o ano dando atenção  seu hemisfério direito?
 Faça um verso,  aprenda um instrumento, viaje; experimente novos sabores e alimentos;  visite um Museu; aprenda a linguagem da  Arte nem seja um pouquinho.  Reinvente-se em 2012.
 Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel
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