terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TELESAR V, um estilo de avatar robô desenvolvido no Japão

Robot Avatar 2
No filme Avatar , James Cameron, parte dos jogadores que participam em um programa em que suas mentes podem ser transportados para um corpos artificiais, os avatares, que controlam como se fossem reais Na'vis. Enquanto ainda estamos longe de criar organismos artificiais que controlam, são abertas muitas linhas de trabalho no campo da robótica para tornar mais real o controle remoto robôs e, especificamente, da Universidade Keio, desenvolveu o TELESAR V , um robô cujo controle é muito reminiscente de James Cameron como o robô reproduz os movimentos da pessoa que o controla e percebe os sentimentos capturadas pelo robô, por exemplo, que tem em suas mãos.
TELESAR V (TELexistence Surrogate antropomórfico Robot) é um robô que dá um passo além do conceito de controle remoto, pois faz a pessoa que está controlando o robô, além de envio de ordens relacionadas com os movimentos ou ações a serem executadas, será sentir, ouvir e ver as mesmas coisas que o robô. de sentir, ver e ouvir? De fato, desde o painel de controle clássico (um comando ou computador) é substituído por um capacete de realidade virtual (que evidencia um ambiente tridimensional) , um auricular e luvas fornecidas com actuadores acoplados com sensores que capturam o movimento do corpo da pessoa controlando o robô reproduz os movimentos deste V TELESAR além de receber a informação capturada pelo robô.

O projeto deste robô eu acho, francamente, muito interessante desde 3 funções fundamentais mudou-se para avaliar uma situação ou uma ação: a visão do robô, que captam o ambiente, utilizando uma câmera cujas imagens são usados ​​para recriar a cena em 3D ecrã no capacete usado pelo operador, o som, graças a microfones instalados no robot para capturar o som ambiente é também enviado para o casco de controlo e, eventualmente, bloquear a sensação de jogar em luvas fornecidos atuadores que refletem a pressão exercida sobre os objetos.
Quando eu colocar os dispositivos e mover meu corpo, eu vejo que minhas mãos se tornam nas mãos do robô. Quando eu movo minha cabeça, eu tenho uma visão diferente do que normalmente teria. É uma experiência muito estranha que faz você se perguntar se você se tornou em um robô última
O uso teria um robô? De acordo com o líder do projecto, o Professor Susumu Tachi, o sistema usado para controlar TELESAR V poderia ser aplicada para os robôs usados ​​para explorar as áreas perigosos, tais como aqueles introduzido no Fukushima energia nuclear e levar os responsáveis ​​para gerenciar esses dispositivos são "sintiesen dentro" da área a explorar, como se fossem, e, também poderia controlar os movimentos do robô em uma natural muito mais.
Acho que se continuar a pesquisa e desenvolvimento ao longo deste caminho, que pode ser capaz de acessar e explorar áreas de alto risco para os seres humanos e realizar missões que requerem habilidades precisamente humanos
Claramente, nós ainda estamos longe do que é mostrado no filme Avatar, mas TELESAR V apresenta uma forma muito interessante para controlar robôs e, claro, muito mais próximo do operador para a situação e ambiente no qual o robô se move.
Imagens: PhysOrg

Nenhum comentário:

Postar um comentário