Observação: O que a NASA afirma sobre o ciclo solar ? Saiba através desta postagem :D Não fica claro se algo vai ocorrer, mas deixam bem claro as consequências!
Fonte deste texto: http://www.sempretops.com/diversos/nasa-fala-sobre-a-maior-atividade-solar-em-100-anos/
A NASA apresentou ontem uma teoria que explica o declínio da atividade solar ocorrida entre 2008 e 2009, que especialistas dizem ser a maior dos últimos 100 anos.
Nesse período, as manchas solares quase desapareceram  completamente, e devido a diminuição da atividade solar, a atmosfera  superior da Terra esfriou e o campo magnético do Sol, enfraquecido,  espalhou radiação de alta energia para o sistema solar em números recordes.
O Sol passa por ciclos regulares de atividade aproximadamente a cada 11  anos, quando há um pico de tempestades que distorcem e até mesmo  atravessam o campo magnético da Terra.
Durante o período de atividade máxima, o Sol é salpicado com manchas,  erupções solares e a cada segundo, milhões de toneladas de plasma solar  são emitidos em direção aos planetas, incluindo a Terra.
Quando acontece o chamado mínimo solar, ocorre o inverso, uma menor  frequência de manchas solares e tempestades, porém desta vez foi muito  mais longo que o normal.
Depois de anos de estudo, os cientistas descobriram que “os  fluxos de plasma no interior do Sol interferem com a formação de manchas  solares e, assim, prolongam o mínimo solar,” disse Nandi Dibyendu, do  Instituto Indiano de Pesquisa Ciência e Educação de Calcutá.
O laboratório Solar Dynamics Observatory (SDO) forneceu as informações para criar o modelo de computador feito pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo da Índia.
A diminuição da radiação solar causou o esfriamento da atmosfera  superior da Terra. Como resultado, reduziu a decomposição normal dos  dejetos espaciais que começaram a acumular na órbita da Terra, o que  sublinha a importância da compreensão do ciclo solar completo.
Os cientistas estão conscientes destas mudanças na atividade solar e que tempestades solares podem causar flutuações na rede elétrica, deixar sem uso os satélites e afetar o trabalho dos astronautas no espaço.
“Esta pesquisa mostra como as observações do SDO promovem novas teorias e  técnicas avançadas de trabalho”, disse Richard Fisher, diretor da  divisão de heliofísica da Nasa.
Via NASA 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário