A atividade solar é grande desde do começo de julho:
Dia 2 - 21 erupções sendo 4 classe M
Dia 3 - 16 erupções todas classe C
Dia 4 - 18 erupções sendo 7 classe M
Dia 5 - 22 erupções sendo 10 classe M
A  maior parte das erupções provem das manchas 1513 e 1515, esta última é  enorme com mais de 100.000km de ponta a ponta, cabem 8 Terras dentro  dela. O filme abaixo do Solar Dynamics Observatory da Nasa mostra a  mancha crescendo e virando-se para a Terra nos últimos cinco dias:
A  mancha solar que em 4 de julho estava diretamente voltada para o nosso  planeta lançou várias CMEs e uma delas está vindo em direção à Terra com  previsão de chegada para 7 de julho, auroras em latitude alta podem ser  observadas e também blecautes de rádio, distúrbios ionosféricos  repentinos e tempestades geomagnéticas. 
Uma  erupção classe M2 proveniente da mancha 1513 produziu uma explosão de  ruídos de ondas curtas de rádio, o rádio amador astrônomo Thomas  Ashcraft do Novo México registrou a estática solar a 21 MHz. Clique aqui para ouvir. 
É  possível que a mancha 1515 esteja a beira de produzir uma erupção  classe X. Meteorologistas da NOAA estimam 80% chance erupções classe M e  25% chance de classe X durante as próximas 24 horas. 
E  uma nova mancha está surgindo na parte sudeste o sol e ela parece ser  um grande problema. A Solar Dynamics Observatory da NASA capturou um  primeiro vislumbre de cores escuras no local durante a madrugada de 06  de julho:
A atividade solar já é elevada. A adição desta nova região ativa pode aumentar ainda mais a chance de crises. 
O Sol rendeu alguns minutinhos na mídia brasileira essa semana e Fabio Ibrahim fez uma ótima seleção das notícias. 
Veja também :
Fontes de pesquisa:
http://www.spaceweather.com
http://www.tesis.lebedev.ru/en/sun_flares.html?m=7&d=5&y=2012
http://www.lmsal.com/solarsoft/last_events/
http://www.solarham.net/
Fonte : Evoluindo sempre 




Nenhum comentário:
Postar um comentário