terça-feira, 10 de julho de 2012

Mancha Solar Gigantesca = Ejeções de Massa Coronal


Foto/crédito: Christian Viladrich de Nattages 
Por Gério Ganimedes
A AR1520 uma das maiores manchas solares que se formou no sol em anos, está se deslocando em direção ao ponto central do disco solar e ficará de frente para a Terra. Christian Viladrich de Nattages da França fotografou a gigantesca mancha em 07 de julho de 2012, ele comenta: “Parece uma extensão de terra no sol”.
Apesar de uma grande semelhança com uma faixa de terra escura, os núcleos vastos e escuros da mancha AR1520 não são sólidos. Eles são feitos de campos magnéticos. Cada um deles é uma ilha magnética quase tão grande como a Terra flutuando em um mar de plasma solar. O campo magnético deste enorme grupo de manchas solares está emaranhado, e abriga energia para fortes tempestades solares.  Os Meteorologistas da NOAA estimam 80% de chance de explosões de Classe M (Medianas) e uma chance de 25% de explosões de Classe X (Fortes) durante as próximas 24 horas. Durante as primeiras horas do dia 8 de julho uma série de explosões (3) impulsionou EMCs (Ejeções de Massa Coronal) para o espaço.  As explosões foram registradas pelo Observatório Solar Heliosférico (SOHO).
 
Mesmo com o grande número de erupções e a quantidade de material ejetado, a Terra será pouco afetada. Todas as nuvens de partículas parecem dissipar-se para longe de nosso planeta, no entanto, este turbilhão de EMCs evidencia o atualmente elevado nível de atividade solar. É apenas uma questão de tempo antes de uma EMC significativa aconteça em nossa direção.

 Estrutura Solar


Estamos atentos ...

Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/#ixzz20EYfUccU

Nenhum comentário:

Postar um comentário