sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Já somam 30 infectados e 16 mortos por conta do Ébola em Uganda

 

02 de agosto de 2012, 21:30Kampala, 2 ago (PL) Outras 12 pessoas enfermas de Ébola foram  reportadas hoje pelo Ministério da Saúde de Uganda, o que elevou a 30 o número de contagiados pela letal enfermidade , ainda que  se mantenham em  16 a cifra de mortos.

 Os novos pacientes contagiados com  febre hemorrágica, sintoma principal do flagelo, foram  ingressados no  distrito de Kibaale, que é considerado aquí  o epicentro da letal epidemia da doença.

Só  esses  trinta casos puderam se  comprovar a doença  desde que se detectou a epidemia em julho último no povoado de Nyanswiga da mencionada região, segundo uma declaração deste Ministério  que circula por aqui.

"Entre os pacientes que se internaram , se comprovou que dois apresentam  febre hemorrágica típica de Ébola, entre tanto  que os demais todavía não foram  confirmados", afirma o comunicado. Os enfermos recebem "tratamento apropriado" da parte de uma equipe médico integrada pelo Hospital Nacional de Especialidades de Mulago, a OMS e o  Centro para o  Controle e  Prevenção de Doenças dos  Estados Unidos, afirmou o documento.

Nenhum contaminado  faleceu  desde 31 de julho, mas  as equipes de inspeção  em  Kibaale seguem acompanhando  232 pessoas suspeitas de contágio por haver estado em contato com infectados e mortos, agrega a parte oficial.

Ainda que as personas estudadas não revelam os  sintomas do Ébola "seguem sendo vigiadas", no entanto as autoridades de saúde se mantém  "em estado de alerta máximo para responder a qualquer possível caso em Kampala, a capital, e suas cercanias ".

"O Ministério da Saúde  exorta ao público a estar  em alerta, porém  a não gerar  medo e pânico desnecessários. Se estiverem  tomando todas as medidas para controlar a propagação  desta contagiosa enfermidade", destaca o documento.

Outros sintomas do Ébola, para o qual não se conhece vacinas nem medicamentos, são febre, vômito, diarreia, dor abdominal e de cabeça, erupção similar a do sarampo , olhos avermelhados e  sangramento.

Os últimos casos de ugandenses com essa infecção  foram reportados em  2011, quando morreram 37 dos 148 infectados no distrito ocidental de Bundibugyo, todavia o pior surto foi em 2000, com 224 falecidos.
http://www.prensa-latina.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário