terça-feira, 11 de setembro de 2012

UMA NOVA PEQUENA IDADE DO GELO: QUE FAZER NO DESASTRE?

Há tantos perigos à espreita nas sombras hoje é difícil manter-se e ainda mais difícil para a pessoa média para se preparar para todas elas. Uma das primeiras coisas que uma pessoa deve fazer é identificar as ameaças e determinar um curso de ação para permanecer seguro.

Mesmo sem os preparativos necessários, sabendo quais são os desafios lhe dá uma vantagem sobre o resto da sociedade, quando as coisas começam a desmoronar. Entre outras coisas com que se preocupar é um perigo da natureza que pode ter consequências catastróficas. Uma mudança global para outra idade do gelo. Imagine se você, a humanidade tenta se recuperar de uma crise financeira global, depois de ter perdido o emprego e todos a sua riqueza. Se outro desastre global aparece de repente das sombras em um momento em que as pessoas não tinham recursos para se preparar para a sua sobrevivência, o que fariam?


Habibullo Abdussamatov, chefe da investigação espacial no Observatório Astronômico de Pulkovo, em São Petersburgo, Rússia prevê que uma pequena idade do gelo poderia começar em 2014. Sua teoria é que as variações de longo prazo no montante de energia solar que atinge a terra é a principal razão de condução e definição de todo o mecanismo das mudanças climáticas do aquecimento global para os períodos glaciais.

Ele afirma que irradiância solar total é o principal fator que causa variações climáticas na Terra, e não o dióxido de carbono. Ele acredita que estamos caminhando para um longo período de baixa atividade solar, que poderia reduzir a energia recebida pela Terra, causando um efeito de resfriamento muito parecido com o período entre 1645 e 1850.

A Terra passou grande parte de sua história passando de uma era do gelo para outro separados por curtos períodos de tempo advertência. Uma idade do gelo é a norma e não a exceção neste planeta. Estes períodos de tempo advertência são pensados ​​para ser em torno de 12.000 anos. Parece que podemos estar chegando ao fim de um desses períodos quentes e uma mudança para um clima mais frio pode ser iminente. Alguns cientistas especulam este período de frio pode durar apenas 30 a 100 anos e outros pensam que pode durar tanto quanto 100.000 anos.

Ele pode levar décadas para que o clima legal, mas não há garantias de que uma pequena mudança inicial não poderia acontecer em um futuro próximo, que ameaça a nossa capacidade de produção de alimentos. Mesmo que levaria  décadas para o clima tornar-se insuportável para nós, a nossa produção agrícola  teria deixado de produzir bastante alimentos  muito antes disso. Mesmo se você pode crescer seu próprio alimento, como você vai fazer isso se o tempo estiver muito frio?
Pode parecer loucura para considerar isso como uma ameaça dado o clima  que estamos experimentando, mas se irradiância solar é a causa do clima global, o máximo solar que tivemos nos últimos 3 ciclos solares  poderia ser a causa do clima quente das ultimas décadas até o ano 1998.

Se isto é assim, e é seguido por 3 mínimos  solares que duram  décadas, poderia ter consequências imediatas e sérias para o nosso clima.
Para se preparar para possíveis desastres pessoas aprenderam a produzir seu próprio alimento e tomaram a responsabilidade pessoal de armazenar suprimentos para durar alguns anos. Se perder lentamente a capacidade de cultivar ao longo de décadas, como alguém poderia possivelmente armazenar até que muitas fontes, especialmente se tiverem sido financeiramente arruinado e não tem o dinheiro. Mesmo se você armazenou 20 anos no valor de alimentos, que acabaria por esgotar-se, então o quê? Este cenário poderia levar à fome lenta  bilhões de pessoas. A única maneira para a humanidade sobreviver indefinidamente é ter a capacidade de produzir alimentos de forma sustentável.

Como com um perigo de radiação você tem duas escolhas. Você pode evacuar ou abrigo no lugar. O problema com um desastre global, que requer a evacuação de algumas áreas, é que se há zonas de segurança após o desastre, quantas pessoas  pode segurar nessa zona de segurança de forma realista? Se todo mundo tem a mesma idéia de se mudar para aquela zona, qual será o resultado? As primeiras pessoas na zona verá como sua zona e em algum momento vai tentar limitar ou impedir os outros de entrar para garantir sua própria sobrevivência.Esta é a natureza humana.

Se você é um dos primeiros, você está preparado para lutar para manter essa zona e por quanto tempo? Quanto tempo você acha que vai ser capaz de lutar contra o resto do mundo? Se houver uma grande quantidade de combates, será que os recursos na zona de segurança sobrevivem a destruição? Estas são todas questões válidas que temos de responder antes de algo como isto se torna uma realidade.
Em um ambiente onde você tem que fazer tudo dentro, pelo menos para uma grande parte do ano, a energia é a chave para tudo.

Com energia suficiente, você pode produzir luz para plantar alimentos, ficar quente, ventilação, produção de energia e executar máquinas. Em algumas situações de sobrevivência, a energia pode ser a principal necessidade, a fim de produzir alimentos e ter uma bomba de água funcionando.
A madeira é uma boa fonte de energia que os seres humanos estão muito acostumados a usar e nós temos uma oferta abundante. Um dos problemas com a armazenagem a longo prazo da madeira é  a tendência para se decomporem ou apodrecer.

O fato de que temos algumas casas nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo, com 200 anos de idade em madeiras,  atesta o fato de que a madeira sob as circunstâncias corretas pode ser armazenado por um longo tempo.
O carvão é uma boa fonte de energia e temos uma oferta abundante. Temos usado o carvão para mais de cem anos e sabemos como obter o máximo dele. Ele pode estar suja mas podemos armazenar indefinidamente e é uma fonte de energia compacta.
Em uma situação de sobrevivência a longo prazo, onde a energia é a chave para manter-se vivo, uma fonte confiável de energia será um componente necessário para o seu plano. Com o armazenamento de combustíveis líquidos é possível rodar um gerador, mas você poderia pagar um suprimento de 20 anos de combustível agora se você precisa? Se assim é que vai guardar por muito tempo e como você vai substituí-lo quando tudo se foi?Além disso, os geradores de execução em combustíveis líquidos requer manutenção periódica e substituição de componentes.

Mesmo com um fornecimento de peças de reposição, o seu motor acabará por se desgastar exigindo uma substituição. Você precisa de um sistema de poder que é de fácil manutenção, é extremamente durável e é simples o suficiente para que você pode fabricar peças  se necessário.
Um simples sistema de energia experimentada e testada é a energia a vapor. Com uma caldeira e um motor a vapor você pode ligar qualquer coisa e o  vapor secundário pode ser usado para o aquecimento. Máquinas e geradores alimentados por uma tomada de força do eixo pode ser executado por um único motor. Caldeiras e máquinas a vapor são muito mais simples em design e função do que os motores à base de petróleo que fazem reparos e manutenção a longo prazo mais realista. Com uma tomada de força do eixo você pode executar vários itens fora de um motor, como uma bomba de água, gerador CC, AC gerador, máquinas de metais e equipamentos de ventilação.

Com o combustível em quantidade limitada, seria necessário para armazenar energia durante períodos longos. Um sistema de bateria é o caminho natural para armazenar energia, mas baterias de chumbo ácido vai durar apenas de 5 a 10 anos antes que eles perdem a capacidade de manter a carga. A melhor bateria para uso a longo prazo é uma bateria de níquel-ferro. Essas baterias são muito duráveis, na medida em que alguns em uso hoje em dia têm sido usadas durante quase um século. Eles só exigem uma mudança de eletrólito a cada 20 anos ou mais e eles são quase impossíveis de danos causados ​​por sobrecarga. Eles têm chamar costas como não ser tão eficiente quanto de chumbo-ácido e precisando ser coberto de vez em quando com água destilada, mas estas coisas podem ser secundária, considerando a vida útil. A despesa também é uma consideração que pode necessitar de uma compra em grupo de itens neste tipo de cenário.

O gráfico dos dados essenciais do gelo do Vostok indicam que os máximos Idade do Gelo e interglaciais quentes ocorrem dentro de um padrão cíclico regular. Sobre cada 100.000 anos, o período de frio glacial é interrompido por um período interglacial  com duração de cerca de 12.000 anos.

Estamos agora perto do fim de um período de aquecimento interglacial e a Terra deve entrar na próxima era glacial. O ciclos Milankovich  afetam a quantidade de radiação solar que atinge a Terra e agem em conjunto para produzir o ciclo de máximos frios de gelo de idade e interglaciais quentes.
Os dados da paleoclimatologia, incluindo núcleos de gelo, sedimentos marinhos, geologia, zoologia, paleobotânica e indicam  que estamos à beira de entrar em outra Idade do Gelo, e os dados também mostram que a mudança climática severa e duradoura pode ocorrer dentro de apenas alguns anos.

Em toda a probabilidade, um retorno a uma pequena idade do gelo implicará verões mais frios e invernos mais frios, com uma estação de crescimento  das plantas de 1 a 2 meses mais curta em muitos lugares. Isso é algo que pode se adaptar e é muito menos catastrófico do que a idade de gelo de pleno direito, com geleiras que cobrem grandes porções do hemisfério norte. Mesmo que seja capaz de se adaptar, ainda vai causar problemas com a produção de alimentos em um mundo que continua a crescer a um ritmo cada vez maior.

Ainda pode significar escassez e fome por algum em todo o mundo como o grão das regiões produtoras do norte são capazes de produzir muito menos ou nada em alguns lugares. Mesmo uma pequena mudança no clima ainda tem o potencial de resultados terríveis se não planejar para ele antes do tempo. Agora é a hora de dar uma olhada séria no nosso futuro e planejar adequadamente.

Via http://sandcarioca.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário