sexta-feira, 14 de junho de 2013

Máscara de gás artesanal




Para abrir 2012, o ano que talvez comece, como diria o Sr. K do site Jovem Nerd, a era da escrotidão, vamos aprender a fabricar uma máscara de gás, que proteja os olhos e, minimamente, a respiração de males como gás lacrimogêneo, fumaça, poeira, dentre outros.
Este modelo de máscara foi apresentado no site Instructables, pelo usuário Frenzy. Dito isto, vamos aprender como confeccioná-la.




Materiais necessários



Garrafa PET de 2 litros;
Máscara facial (há outras alternativas discutidas abaixo);
Elástico (pode ser o da máscara);
Fita isolante;

Cortando a garrafa



Primeiro marque o desenho a ser cortado no entorno da garrafa e realize o corte como na imagem acima. Embora o Frenzy tenha feito o corte quadrado, o diagrama que ele seguiu para fazer esta máscara sugere que o corte tenha bordas arredondadas. imagino que isso seja mais confortável, fica a escolha de cada um.

Isolando as bordas



Passe fita isolante nas bordas para evitar machucar o rosto. Mesmo se você tiver cortado as bordas em um desenho arredondado. Outra opção é você colocar algodão, passar cola branca ou colocar borracha nas bordas antes de passar a fita isolante para deixa-las macias. 

Grampeia as bordas laterais da garrafa para gerar uma alça, onde será instalados os elásticos que prenderão a garrafa ao rosto. Instale os elásticos de forma que a garrafa fique firme no rosto, para que não caia ou seja retirada facilmente por outros.

Instalando a proteção respiratória



Coloque na base interna da garrafa a máscara de gás. essa máscara pode ser com ou sem respirador. Outras opções dependem do elemento ao qual você pretende se proteger. Por exemplo, se pretende se proteger da fumaça, você pode colocar um pano embebido em água, No caso de precisar se proteger de gás lacrimogêneo uma alternativa seria um pano embebido em vinagre.

Finalizado!


Pronto! Agora você tem uma máscara artesanal para se proteger minimamente de partículas e gases irritantes.
 
http://www.sobrevivendo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário