"Cisne
Negro" é um suspense psicológico intenso que descreve a metamorfose de
uma bailarina para o "Cisne Negro". Por trás da fachada estranha do
filme reside um comentário profundo sobre o preço da fama, o sacrifício
dos artistas e as forças ocultas por trás do mundo sombrio do
entretenimento de alto risco. Vamos olhar para o simbolismo oculto do
filme e seus temas relacionados com o lado escuro do show business.
Dirigido
por Darren Aronofsky, "Cisne Negro" conta a história da tímida
bailarina Nina ao longo do seu caminho para o sucesso no exigente mundo
do balé profissional. Cisne Negro pode ser considerado um complemento
para o filme anterior do diretor, "O Lutador", que também descreve os
altos e baixos de uma pessoa perturbada que trabalha em um campo menos
conhecido nas artes do espetáculo: luta profissional. Embora ambos os
filmes exploram temas semelhantes (ou seja, sacrificar a si mesmo para o
bem do desempenho), o mundo em que Nina evolui e os obstáculos que ela
tem de suportar são diametralmente opostos aos de "O Lutador". Neste,
Randy "The Ram" Robinson é cara que tem um trabalho pesado em uma cidade
hostil e deve lidar com a dor física causada por seu estilo de vida
"pesado". Nina, por outro lado, está no refinado mundo do balé e de suas
lutas são de natureza psicológica, emocional e até espiritual.
Eu
muitas vezes digo que grandes obras de arte podem ser interpretadas de
várias maneiras, dependendo do conhecimento e experiências de cada
espectador. Esse filme não é exceção... existem maneiras diversas de
interpretar de fato o enredo do filme. Através do uso de símbolos e
significados, no entanto, o filme alude claramente a muitas questões
discutidas anteriormente nesse blog: o lado escuro e oculto da fama, a
dualidade, o controle mental baseado em trauma, a criação forçada de um
alter persona e muito mais. A personagem principal, Nina, passa por uma
mudança metafísica - por entrar em contato com o seu "lado negro" - a
fim de ter um melhor desempenho. Essa mudança é imposta a Nina pelo seu
manipulador, neste caso, seu diretor de balé. O filme usa referências
sutis para o controle mental baseado em trauma para explicar a criação
de um alter-ego no psique de Nina.
Embora
a Cisne Negro seja ficção, no entanto explora realidades ocultas de
arte de alto risco e desempenho. Há inúmeros exemplos de artistas que
abraçaram os mais escuros alter egos para tornar a sua arte um "outro
nível"... e muitos dos que, em última análise são consumidos por eles.
Vamos olhar para os elementos de ocultismo e de controle da mente de
Cisne Negro e ver como eles se relacionam com algumas das realidades do
mundo do entretenimento profissional.
Atenção: spoilers à frente!
Resumo do Filme
Cisne
Negro é uma releitura moderna do ballet clássico de Pyotr Ilyich
Tchaikovsky, O Lago dos Cisnes. No filme, o diretor de balé, Thomas
Leroy (interpretado por Vincent Cassel), descreve para seus dançarinos a
trama básica do ballet:
"Nós
todos sabemos a história. A menina virginal, pura e doce, presa no
corpo de um cisne. Ela quer a liberdade, mas só o verdadeiro amor pode
quebrar o feitiço. Seu desejo é quase concedido sob a forma de um
príncipe. Mas, antes que ele possa declarar seu amor, o gêmeo lascivo, o
Cisne Negro, engana e o seduz. Devastado, o Cisne Branco pula de um
penhasco, matando-se e, na morte, encontra a liberdade".
Nina,
uma mulher jovem tímida e frágil é escolhida para desempenhar o papel
de a Rainha dos Cisnes e deve, portanto, incorporar tanto o Cisne Branco
puro e o Cisne Negro mal. Sua busca pela perfeição como uma bailarina
leva à experiência, em seu cotidiano, a transformação experimentada pelo
Cisne Branco na história do balé. Os acontecimentos da vida diária de
Nina, portanto, se espelham a história do personagem que ela assume como
uma bailarina, levando à confusão e, enquanto borra a linha entre
realidade e ficção, à aparente insanidade.
O
uso do diretor com espelhos e reflexos em inúmeras cenas são um
lembrete constante da percepção alterada da realidade de Nina. Espelhos
no filme são muitas vezes enganosos e os reflexos de Nina parecem ter
uma "vida própria". Enquanto Nina fica assombrada pelo Cisne Negro, essa
persona suplente toma uma vida própria e age fora do controle
consciente de Nina. Explicaremos mais adiante como isso se relaciona com
o controle mental baseado em trauma.
Se
você ainda não leu outros artigos neste blog, o controle mental baseado
em trauma - também conhecido como Programação Monarca - é o processo
pelo qual um indivíduo é submetido a trauma intenso e de desumanização, a
fim de provocar uma dissociação mental. Isto provoca uma fragmentação
da personalidade do escravo e permite que o manipulador crie uma
personalidade alternativa que pode ser programada à vontade. Alguns
pesquisadores alegam que existem elementos ocultos (rituais satânicos)
no trabalho desse processo.
"O
projeto monarca poderia ser melhor descrito como uma forma de
dissociação estruturada e integração ocultista, a fim de compartimentar a
mente em múltiplas personalidades dentro de uma estrutura sistemática.
Durante esse processo, um ritual satânico, geralmente incluindo
misticismo cabalístico, é realizado com o objetivo de prender um demônio
ou um grupo de demônios para alterar o correspondente(s). Naturalmente,
a maioria dos céticos vêem isso como apenas um meio para melhorar o
trauma na vítima, negando qualquer crença irracional de que a possessão
demoníaca de fato ocorre." - Ron Patton, Monarch Project
Um
cartaz promocional de Black Swan. Nina (interpretada por Natalie
Portman) é mostrada com uma rachadura através do seu rosto, que
representa a ruptura da sua personalidade, um conceito importante e
símbolo do controle mental
Vamos agora olhar para alguns temas centrais do filme.
Nina e seu Trauma
Nina
vive em um pequeno apartamento em Nova York com sua mãe, Erica, sobre
os quais o mínimo que podemos dizer é que ela é arrogante. Muitas
referências ao controle mental baseado em trauma podem ser encontrados
no ambiente de vida de Nina e o comportamento controlador de sua mãe.
O
quarto de Nina. Observe as borboletas na parede, uma referência à
programação monarca. Junto à janela, há um grande coelho branco, um
símbolo de controle mental, originário de Alice no País das Maravilhas -
um conto de fadas utilizado na programação de escravos MK. Seguindo o
coelho branco, Alice passou por um mundo alternativo (País das
Maravilhas), que, em termos de controle mental, se refere ao estado
dissociativo de um escravo
A
mãe de Nina, uma bailarina aposentada que não conseguiu se tornar uma
estrela, age mais como uma manipuladora de controle mental, do que como
uma mãe. Ela tem, obviamente, questões de fronteira e mantém um rígido
controle sobre todos os aspectos da vida de Nina. Escravos monarcas da
vida real muitas vezes começam sua vida difícil como vítimas de abuso em
sua própria casa. Símbolos relativos ao controle mental na casa de
Nina, provavelmente, refletem esta triste realidade, incluindo seu
quarto rosa, infantil.
Toda
noite, Erica Sayers toca a caixa de música ao lado de Nina, a fim de
fazer a bailarina dançar um pouco. Isso é bastante simbólico do estado
mental controlado de Nina
Erica
Sayers, mãe de Nina, despi à força sua filha adulta. Essa cena
perturbadora retrata a submissão total de Nina para sua mãe e também dá
dicas para as insalubres "familiaridade" sexuais entre as duas
Outras pessoas na vida de Nina, aparentemente, predando sua fraqueza e "energia de vítima", se aproveitam dela sexualmente.
Um
velho tarado faz gestos obscenos para Nina quando ela andava de trem.
Essa cena perturbadora diz muito sobre a relação da Nina com a
sexualidade. Predadores sexuais, por vezes, têm a capacidade doentia
para farejar e "dar o bote" em vítimas de abuso sexual
A
mãe de Nina, portanto, sujeitou a filha para o controle mental baseado
em trauma, a fim de torná-la uma mulher submissa, que iria realizar os
sonhos de sua mãe. Isso tem treinado Nina para desassociar a fazer sua
existência suportável, o que torna Nina o tema perfeito para a criação
de um personalidade alterada sombria: o Cisne Negro.
Trazendo o Cisne Negro
Voltando
ao enredo, Thomas, diretor de balé, está à procura de uma nova estrela
de balé para desempenhar o papel de a Rainha dos Cisnes. A dança
meticulosa de Nina é perfeita para o papel do Cisne Branco, mas ela
também deve ser capaz de reproduzir o Cisne Negro, um papel que exige a
bailarina seja bizarra, sexual e perigosa. O estilo frígido de Nina não é
adequado para a Cisne Negro, mas Thomas a escolhe como a Rainha dos
Cisnes de qualquer maneira. Ele sabe o que ela tem dentro dela, e ele
vai trazê-lo para fora.
Em um ponto, Thomas diz Nina:
"A
perfeição não é apenas controle. É também sobre o desapego.
Surpreenda-se para que possa surpreender o público. Transcendência.
Muito poucos têm isso neles."
Assistindo a dança Nina, mais tarde ele diz:
"Eu sabia que o Cisne Branco não seria um problema. O verdadeiro trabalho seria a sua metamorfose em sua irmã gêmea do mal".
A
fim de obter a perfeição, ou em termos alquímicos, para realizar a
Grande Obra, Nina deve dominar o bem e o mal - luz e trevas. O conceito
oculto da dualidade torna-se, portanto, extremamente importante (mais
sobre isso depois).
O
trabalho de Thomas é criar uma nova Nina, agressiva e sexual. Ele,
portanto, torna-se manipulador de Nina no novo controle mental.
Considerando que a mãe "programou" sua filha para ser uma bailarina
submissa que nunca questiona sua mãe/manipuladora, Thomas exige-lhe
abraçar o exato oposto. Ele representa o "grande campeonato", o próximo
nível da programação monarca.
Após seu encontro com Thomas, Nina, vestida de branco, cruza o caminho da outro Nina, vestida de preto. Isso representa simbolicamente a vinda da nova Nina, o alter-ego negro
Para
se tornar um Cisne Negro, Nina deve ser capaz de ser um pouco
confortável com o sexo, e até mesmo se divertir. Então Thomas dá lição
de casa a Nina: "tocar-se em si mesma". Pronto para fazer de tudo para
se tornar a melhor dançarina, Nina tenta se masturbar, mas a mãe faz um
bloqueio. O prazer sexual se torna, portanto, uma forma de emancipação
do controle de sua mãe e sua iniciação com o "grande campeonato".
Como
o cisne negro cresce em poder, Nina começa a alucinar mutações físicas
no seu corpo. A única pessoa que pode ver essas mutações é a mãe de
Nina, que, como uma manipuladora, tem a "chave" para sua psique. Ela
está consciente da transformação gradual de Nina e tenta reprimi-la,
sabendo que causará a perda de sua "menininha".
Nina alucina todos os tipos de mutações estranhas em seu corpo. Elas representam a gradual saída do Cisne Negro nela
Essa
situação reflete a verdade nua e crua por trás da vida real do ritual
de abuso. As crianças, que já estão dissociadas devido a abusos de seus
pais, são entregues para "instâncias superiores", que continuam o
processo de programação. Neste caso, Nina é entregue ao mundo do
entretenimento (conhecido por usar programação monarca em celebridades)
para criar em sua personalidade uma alteração destinada a ser uma
estrela de renome mundial.
A fim de Nina se tornar a nova rainha Cisne, no entanto, alguém tem que renunciar.
Beth MacIntyre: A Estrela Envelhecida que foi posta de Lado
Beth MacIntyre na cerimônia de coroação de Nina. Ela acaba de saber que ela já não é a Rainha dos Cisnes. Ela não está feliz
Beth
MacIntyre (interpretada por Winona Ryder) é a estrela anterior da
companhia de balé. No entanto, ela está ficando velha e "perdendo a
ponta". Como um veterano, Beth já passou pelo "processo do Cisne Negro",
e, como algumas pessoas podem dizer, ela "vendeu sua alma ao diabo".
Embora este acordo deu-lhe anos de grandes atuações, no final, o
processo está completamente destruído. Ela se tornou uma pessoa amarga,
vaidosa e odiosa que é incapaz de existir sem o Cisne Negro.
Existem
muitos casos reais de celebridades que sofrem o mesmo destino. Depois
de serem recrutadas, programadas e preparadas pela indústria para se
tornar uma estrela mundial, elas subitamente caem no esquecimento.
Estando psicologicamente danificadas, sem saber quem elas realmente são,
as estrelas caídas afundam na depressão, drogas, alcoolismo e até
suicídio.
Thomas,
que era manipulador de Beth (que ele chamava de "minha pequena
princesa", um gatilho de controle mental) não precisa mais do alter-ego
que criou nela. No entanto, é impossível "desprogramar", então ela perde
completamente sua mente. No dia seguinte, a companhia de balé descobre
que ela foi atropelada por um carro. Thomas diz:
"Você
sabe, eu também estou certo de que ela fez isso de propósito. Tudo de
Beth não vem de dentro, de algum impulso escuro. Eu acho que isso é o
que a torna tão emocionante para assistir... muito perigoso... perfeito
mesmo às vezes. Mas também tão maldito e destrutivo."
Assim,
o "espírito", o alter-ego que consumiu e destruiu Beth, foi também uma
força oculta atrás de seu grande desempenho. O público sempre foi
fascinado por artistas intensos e inspirados que os tocam em um nível
primário e visceral. Dependendo do desempenho, esta fonte de
transcendência artística tem sido atribuída ao divino ou ao diabo.
Artistas inovadores e controversos muitas vezes habitaram entre o
brilhantismo e a insanidade - batendo em uma força misteriosa na fonte
da grandeza artística e, por outro lado, a iminente auto-destruição. As
pessoas religiosas poderiam dizer que essa força é nada mais nada menos
do que a posse do espírito; cientistas podem dizer que tormento
psicológico leva à criatividade. Não importa o termo que se usa para
essa "força", que certamente existe e é aproveitado por alguns dos
artistas mais influentes do mundo. Beth recebeu essa força que a
destruiu completamente... e agora ele pode passar a Nina.
O Cisne Negro Toma Conta (Asas Negras e Espelhos)
Um poster simbólico do filme. De uma pequena bailarina nasce, como uma Fênix das cinzas, um gigantesco e ameaçador Cisne Negro
O
Cisne Negro é a força artística brilhante ainda que espiritualmente
destrutiva que Thomas quer ver nascer em Nina. Ele obviamente sabe sobre
os poderes devastadores do Cisne Negro, mas ele não se importa e nunca
se importou. Uma vez que Nina foi "usada" pelo Cisne, ele vai encontrar
outra dançarina para substituí-la. Ele é uma representação da indústria
do entretenimento, que manipula os artistas a se tornarem cisnes negros,
em última análise, destruindo-os quando os efeitos do Cisne tenham se
apagado.
Asas Negras
A "força" do Cisne Negro é simbolicamente representada por asas negras em diferentes fases do filme.
Pouco
depois de ser coroada "Rainha dos Cisnes", Nina fica fascinada por essa
estátua assustadora. Mal sabe ela que isso representa o que ela está
prestes a se tornar
Asas
negras nas costas de Lily (interpretada por Mila Kunis), enquanto que
ela está "dando prazer" para Nina. As asas negras representam a "força"
que está em comunhão com Nina. Está a penetrando, dando-lhe o orgasmo,
mas também assumindo sua vida
Nina
no final de sua performance "perfeita", como o Cisne Negro. Ela é
brevemente apresentada com asas pretas, simbolizando que ela se tornou
"um" com o Cisne Negro
Espelhos
Os espelhos são usados durante todo o filme, para simbolicamente refletirem o verdadeiro estado da psique de Nina.
O
reflexo assombrador no espelho tem uma mente própria. Com o avanço da
sua metamorfose, Nina percebe que uma entidade totalmente independente
vive dentro dela. Completamente atuando fora de seu controle. No
simbolismo de controle mental, reflexos de espelho representam um
escravo de personalidade alterada que é programado e manipulado por um
manipulador
Logo
antes de sua grande performance como o Cisne Negro, Nina luta contra si
mesma em seu camarim. Durante a luta entre Nina e o Cisne Negro, um
quebra o espelho, o que representa o colapso da fronteira psicológica
que separa as duas entidades. Ao quebrar o espelho, Nina se torna o
Cisne Negro
O Magnum Opus e o Sacrifício
Na
estréia do show, Nina dá uma performance estelar. Ela joga a doce e
tímida Cisne Branco, e, quando chegou a hora, ela foi superada pela
"força" para se tornar a perturbada, mas emocionante, Cisne Negro. Ao
casar-se com o branco e o preto, o bem e o mal, a luz e a escuridão,
Nina realizou a Grande Obra alquímica, o caminho para a iluminação
oculta.
O
processo, entretanto, consumiu-a. Ao permitir que o Cisne Negro pudesse
possuí-la completamente, Nina deu a performance uma vida, mas ela se
tornou uma pessoa diferente. Thomas e as pessoas se apaixonaram por Nina
como o Cisne Negro - da mesma forma o príncipe do ballet se apaixona
por gêmeo do mal do Cisne Branco. Mas esta não é a "real" Nina. O Cisne
Negro é uma força destrutiva, ela não pode viver com isso: ela está a
atormentando a nível físico e psicológico. Não é possível continuar, a
única forma de Nina pode libertar-se, é de se matar. E é isso que ela
faz.
Isso te faz lembrar outras performances de auto-sacrifício?
Cisnes Negros da Vida Real
Há
reais (e trágicos) exemplos de artistas brilhantes que tenham sido
consumidos por um papel intenso. Ou eles se auto-destruíran ou TIVERAM
que morrer em um ritual de sacrifício.
Um exemplo recente de um papel auto-destrutivo é o Coringa de Heath Ledger em Batman.
Jack Nicholson avisou Heath Ledger do papel
Heath
Ledger pensou que realizar o exigente papel de Coringa era um sonho -
mas agora alguns acham que foi um pesadelo que levou à sua trágica
morte.
Jack
Nicholson, que interpretou o Coringa em 1989 - e que estava furioso,
não foi consultado sobre o papel assustador - ofereceu um comentário
enigmático quando foi dito que Ledger estava morto.
"Bem", Nicholson disse a repórteres em Londres na quarta-feira, "eu avisei".
Embora
a observação era ambígua, não há de questionar o papel no filme
destinado a blockbuster deste verão teve um efeito assustador.
Ledger
recentemente disse a jornalistas que "dormiu uma média de duas horas
por noite" enquanto fazia "um psicopata, assassino em massa com cara de
palhaço, esquizofrênico e com zero de empatia...”
"Eu não conseguia parar de pensar. Meu corpo estava exausto e minha mente ainda estava indo."
Prescrição de medicamentos não ajudou, ele disse. - NY Daily News
Para saber mais sobre Heath Ledger, leia este artigo que escrevi sobre seu último filme e símbolos sobre o seu sacrifício: O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus e o Sacrifício de Heath Ledger
Outro
exemplo de um ator que morreu em circunstâncias misteriosas depois de
atuar em um papel de um personagem diabólico e perturbado é Brandon Lee,
em O Corvo.
Brandon
Lee morreu misteriosamente durante as filmagens de O Corvo. A história
oficial de sua morte ainda é amplamente contestada. A cena em que ele
morreu foi altamente simbólica
Além
desses dois casos extremos, há muitos casos de artistas que, após anos
de brilho, misteriosamente se auto-destruíram. Drogas e suicídio são
frequentemente responsabilizados pelas tragédias, mas quem realmente
sabe o que aconteceu com Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Jim Morrison, só
para citar alguns?
Conclusão
Cisne
Negro é um filme profundo, que pode ser interpretado em muitos níveis.
Olhamos para os elementos de ocultismo e de controle mental do filme e
examinamos as suas mensagens sobre o mundo sombrio do show business. O
comentário do filme sobre o casamento do mundo do entretenimento com
forças ocultas é algo que tem sido discutido várias vezes aqui. Embora o
conceito é raramente discutido ou sequer notado pela pessoas comuns,
pessoas de dentro do mundo do entretenimento, muitas vezes atestam a
forças estranhas de vários tipos de trabalho na indústria.
Através
da metamorfose de Nina de uma tímida ninguém para uma estrela possuída,
os espectadores vêem o lado escuro do entretenimento. O controle
mental, manipulação e imoralidade colidem com sucesso e reconhecimento.
Impulsos escuros, vícios e autodestruição surgem com o gênio artístico e
o brilho criativo. Aqueles que estão no "comandando do show" sabem
trazer o Cisne Negro de artistas para fora... e eles sabem muito bem que
vai destruí-los, a longo prazo. E eles estão bem com isso. Da mesma
forma que Beth foi posta de lado para receber uma nova rainha Cisne, o
público vai sempre dar boas vindas a mais nova estrela da elite com
aplausos e aclamações. Porque, como dizem, o show deve continuar.
Fonte: VigilantCitizen
Via http://midiailluminati.blogspot.com.br/2013/01/o-simbolismo-oculto-do-filme-negro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário