terça-feira, 16 de junho de 2015

Explorador descobre os restos tristes do programa espacial soviético

Ralph Mirebs, um explorador urbano e fotógrafo na Rússia, revelou fotos extraordinárias de protótipos de ônibus espaciais soviéticos juntando poeira em um hangar abandonado no Cazaquistão.
O hangar abandonado fica no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, que ainda está em operação hoje (com o fim do programa de ônibus espaciais da NASA, ônibus espaciais russos Soyuz são o único caminho para os astronautas chegarem à Estação Espacial Internacional). Os protótipo de ônibus que Buran encontrou, no entanto, são de uma época anterior – eles são os últimos remanescentes de um programa espacial que começou em 1974 e foi finalmente encerrado em 1993.
As fotos de Mirebs mostram este programa espacial esquecido e congelado no tempo.
Este hangar abandonado no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, guarda um tesouro histórico…
…Dois ônibus espaciais abandonados do programa espacial soviético “Buran”
O programa foi cancelado em 1993, após o colapso da União Soviética, e apenas um vôo orbital não tripulado foi concluído.
O hangar mantinha uma pressão atmosférica artificialmente elevada para manter a poeira fora, mas esses sistemas não funcionam há muito tempo.
Agora, os ônibus espaciais estão cobertos de poeira e excrementos de pássaros, e estão em ruínas.
Alguns dos equipamentos foram arrancados.
Os ônibus espaciais ainda estão rodeados por plataformas que permitiram que os trabalhadores fizessem seus serviços sem danificar a estrutura das aeronaves.
“O romance da exploração espacial se foi, deixando apenas números secos e estatísticas financeiras negativas.”, Mirebs escreve em seu blog.
“A corrida entre as duas superpotências teve um efeito benéfico sobre o progresso científico e técnico”
“Você pode lamentar o tempo perdido e lamentar a grandeza do passado, mas os fatos permanecem – a Rússia está rapidamente perdendo seu status como uma potência espacial”

Via http://hypecurioso.com/

Um comentário: