quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Paquistão responderá se Israel atacar o Irã



Um diplomata em Islamabad declarou neste domingo que um ataque israelense contra o Irã forçará o Paquistão a apoiar uma resposta iraniana, segundo o site Ynetnews.com.
O diplomata não disse se a resposta paquistanesa será diplomática ou envolverá uma resposta convencional militar ou nuclear.

Hatf-2 Abdali SRBM

Embora as estimativas do armazenamento nuclear paquistanês variem, acredita-se que o país islâmico possui entre 70 e 90 ogivas nucleares. Em 2000, o exército estadunidense e fontes de inteligência estabeleceram a quantidade em 100. Em 2007, o general retirado do Paquistão, Feroz Khan, contou a um jornal paquistanês que seu país têm “por volta de 80 e 120 ogivas nucleares genuínas”.

Hatf-3 Ghaznavi

Paquistão também possui sistemas para lançar suas armas nucleares, incluindo mísseis balísticos termonucleares equipados com MIRV que alcançam os 2.500 quilômetros. Também possui mísseis de cruzeiro e estima-se que esteja trabalhando em armas nucleares táticas.
Em agosto de 2011, se reportou que Estados Unidos considera uma ameaça o arsenal nuclear do Paquistão e têm um plano preparado para o pior cenário.

Shaheen-1

Tanto Rússia como China manifestaram que um ataque ao Irã será um ataque a sua segurança nacional.
“Irã é nosso vizinho, ao sul do Cáucaso. Se qualquer coisa puder passar o Irã, ou se Irã for levado a qualquer infortunio político ou militar, isto será uma ameaça direta a nossa segurança nacional”, disse a mediados de janeiro o primeiro ministro suplente russo e ex-enviado da OTAN, Dmitry Rogozin.

Hatf-5B Ghauri-2 MRBM

“China não vacilará em proteger o Irã, inclusive com uma Terceira Guerra Mundial”, disse o General Major Zhang Zhaozhong em dezembro de 2011.
Fonte: libertadparalahumanidad e Verdad Ahora Imagens: Defense

Nenhum comentário:

Postar um comentário